Comendador

.

Urbano Possidônio de Carvalho Jr.

FFilho de Urbano Possidônio de Carvalho e Maria Jairza de Barros Carvalho, o engenheiro eletricista Urbano Possidônio de Carvalho teve formação escolar no Colégio São Bento de Olinda e formação universitária na Escola Politécnica da FESP.

Cumpriu o Programa de Atualização em Telecomunicações e Teleinformática Universidade Federal da Paraíba. É oficial da reserva da arma de Comunicações, tendo realizado o curso do CPOR do Recife em 1975. Participou do XII Ciclo de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento promovido pela Associação dos Diplomandos da Escola Superior de Guerra (ADESG), Curso de Regulação em Telecomunicações da ITU (Internacional Teleconmunications Union).

Entre 1978 e 1982 foi engenheiro projetista do Departamento de Telecomunicações de Pernambuco (DETELPE), onde realizou projetos de Radiodifusão: Televisão e retransmissão de TV, estudos de viabilidade técnica para inclusão de canal no PBRTV, ante projeto de redes telefônicas, supervisão e testes de equipamentos em campo. No âmbito da iniciativa privada, atuou como profissional autônomo elaborou projetos de redes de telecomunicações em HF/VHF/UHF, projetos de radiodifusão em Ondas Médias, TV e RTV, estudos de viabilidade técnica para inclusão de canal nos, planos PBTV/PBRTV e PBOM, ante projeto de TV a cabo e realizou consultoria e elaboração de projetos para diversas empresas. Entre 1982 e 1997 atuou na EMBRATEL, onde foi chefe do Setor de Transmissão e gerente de clientes em Salvador, na Bahia. No Recife, foi gerente regional de Estações Costeiras, gerente do tronco de microondas SDR/FLA e VTA/SDR e deu suporte na assessoria da Superintendência do Recife. No serviço público federal, entre 1998 e 2009, atuou com chefe do setor de outorgas da delegacia do Ministério das Comunicações, analista de projetos da Gerência de Outorgas da ANATEL, gerente da Fiscalização de Serviços da ANATEL. Atualmente é gerente de Outorgas da ANATEL.

Presidente do Cons. Curador a APEET - Ass. dos Profissionais de Engª Eletrônica e Telemática, Ex-Conselheiro do CREA-PE, na Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e diretor de Relações Institucionais do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Urbano Possidônio de Carvalho Jr.

Voltar à galeria dos comendadores