Regulamento do CONCURSO LITERÁRIO ‘MENÇÃO JOAQUIM CARDOZO’

A UBE – União Brasileira de Escritores e o Clube de Engenharia de Pernambuco, entidades tradicionais que exercem um papel importante no contexto técnico e cultural de Pernambuco, se unem em parceria vital para lançar o Concurso Literário ‘Menção Joaquim Cardozo’, que se regerá pelo presente

 

CAPÍTULO I

DOS PRÊMIOS E DA FINALIDADE

Art. 1º - A Menção Joaquim Cardozo é um Concurso Literário instituído em setembro de 2005, através de Acordo de Cooperação Cultural firmado entre a União Brasileira de Escritores e o Clube de Engenharia de Pernambuco para distinguir, anualmente, 10 (dez) poetas e 10 (dez) contistas de formação acadêmica na área técnica.

§ 1º - Os trabalhos devem ser inéditos e estarem apresentados em língua portuguesa.

§ 2º - O concurso literário Menção Joaquim Cardoso tem abrangência nacional, podendo concorre qualquer autor que se enquadre nas características citadas no caput do artigo.

Art. 2º - A Menção Joaquim Cardozo será outorgada aos autores de 10 (dez) poemas e 10 (dez) contos escolhidos pela banca julgadora.

§ 1o – O mesmo autor não poderá ser premiado nas duas categorias, devendo, se for o caso, optar por uma delas.

§ 2º - Aos escritores agraciados com a Menção Joaquim Cardoso serão fornecidos certificados pelo Clube de Engenharia de Pernambuco e União Brasileira de Escritores.

§ 3º - Os certificados da Menção Joaquim Cardozo serão entregues em solenidade promovida pelo Clube de Engenharia de Pernambuco.

§ 4º -  Os trabalhos dos autores premiados do Clube de Engenharia de Pernambuco serão reunidos em Antologia denominada Menção Joaquim Cardoso – Edição 2012 publicada pelo Clube de Engenharia de Pernambuco.

§ 5o – A cada autor premiado serão entregues 2 (dois) exemplares da Antologia.

§ 6º - Os custos referentes ao lançamento da Antologia ‘Menção Joaquim Cardozo’, incluindo divulgação e emissão de certificados, serão arcados pelo Clube de Engenharia de Pernambuco.

CAPÍTULO II

DA INSCRIÇÃO

Art. 3º - As inscrições serão realizadas no período de 1º de março a 30 de abril de 2012, através de correspondência postal encaminhada ao Clube de Engenharia, na rua Real da Torre, 501, Madalena, Recife, Pernambuco ou à UBE, na Rua de Santana, 201, Casa Forte, Recife, Pernambuco.

§ 1º - Somente serão considerados inscritos os trabalhos postados dentro do prazo estabelecido para as inscrições.

§ 2° - É vedada a inscrição de trabalhos produzidos por membros da comissão julgadora.

§ 3° - Cada autor poderá concorrer com até 3 (três) contos e 5 (cinco) poemas.

Art.4º - Os trabalhos serão apresentados em papel de formato A4, em 03 (três) vias, digitadas, com impressão apenas em uma das faces do papel, com todas as folhas numeradas e com número máximo de 5 (cinco) páginas, encadernadas com título e sob pseudônimo e encaminhados da seguinte forma:

I - Envelope em tamanho pequeno, lacrado, contendo uma folha de identificação, com nome, endereço, pseudônimo, título do trabalho, números da Cédula de Identidade e do CPF e informação sobre a formação acadêmica do candidato;

II - Envelope em tamanho grande, contendo as três vias da obra a ser inscrita e o envelope citado no inciso I deste artigo, constando no seu exterior a identificação do título do trabalho e do pseudônimo do autor.

§ 1o – O não cumprimento do disposto neste artigo ensejará a inabilitação do concorrente.

§ 2o – A citação de personagens vivas ou mortas é de inteira responsabilidade do autor.

CAPÍTULO III

DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 5º - A Comissão Julgadora do Concurso será composta por 5 (cinco) membros indicados pela União Brasileira de Escritores.

§ ÚNICO – A sessão de julgamento dos trabalhos será registrada em ata.

Art. 6º - A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível.

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 7º - O resultado do Concurso Literário Menção Joaquim Cardozo será divulgada por ocasião dos festejos comemorativos do aniversário do Clube de Engenharia de Pernambuco, em 01 de junho de 2012, através do Boletim Informativo e homepage do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Art. 8º - Os originais encaminhados ao concurso não serão devolvidos aos autores.

Art. 9º - Os casos omissos serão decididos pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Recife, 31 de janeiro de 2012.

Heitor Bezerra de Brito

Diretor Cultural

Alexandre Santos

Presidente