Visite a homepage do Clube de Engenharia de Pernambuco

Nota a sociedade

Clube de Engenharia de Pernambuco condena manutenção da taxa de juros

É injustificável a manutenção da taxa de juros determinada pelo Banco Central. A análise do ambiente financeiro atual é positiva, estando a inflação, tanto a corrente quanto a projetada, dentro dos parâmetros médios previstos pelas metas do Banco Central. Entretanto, alegando justificativas pífias como a atual crise política brasileira e os elevados preços internacionais do petróleo, o COPOM manteve a taxa básica de juros em 19,75% ao ano.

Até o início desta semana, enquanto a mediana projetada para o cálculo do IPCA para 2005 apontava um índice de 5,40%, os formuladores desta restritiva política monetária estabeleceram uma média projetada pela meta suíça de 5,1%. A concepção desta malfadada política monetária, centrada num radical combate a inflação, vem transformando de forma perversa a vida econômica e produtiva do Brasil.

A política monetária do governo, que pratica a mais alta de juros reais do planeta, está empurrando o país para uma perigosa recessão econômica, conspurcando o ambiente econômico e degenerando o ambiente social. Como resultado desta continuada política monetária há a falência empresarial, o desestímulo ao empreendedorismo, o desemprego estrutural e, o que é pior, a descrença no futuro do país.

Diante destas circunstâncias, o Clube de Engenharia de Pernambuco, como um fórum qualificado da sociedade civil pernambucana, manifesta o seu repúdio a manutenção da atual política econômica, exigindo a redução das taxas de juros a patamares compatíveis com a capacidade produtiva. Ao invés de preocupar-se com o bem estar dos bancos e banqueiros, o governo deve rever sua política econômica de modo a firmar um compromisso consistente com o desenvolvimento harmônico e sustentável do Brasil.

A diretoria

LEMBRETE

Ao preencher a ficha de ART, o companheiro deve registrar sua intenção de favorecer o clube. Este gesto simples e que não custa nada pode ser decisivo para a dinamização do nosso Clube de Engenharia de Pernambuco.

Indique um colega para receber nossos informativos.

Nome:

Cidade: