Comendador

.

Alexandre Santos

Nascido e educado em Recife, Alexandre Santos teve formação escolar no antigo Colégio Marista, na avenida Conde da Boa Vista. Depois de graduar-se em engenharia civil pela UFPE, cumpriu os cursos de especialização em Transportes Urbanos e Trânsito na UFCE e de mestrado em Engenharia da Produção (UFPE) e em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (UFPE).

Iniciou a atividade profissional no Denatran, em Brasília, tendo, em seguida, se transferido para a prefeitura da cidade do Recife, onde já exerceu diversos cargos, inclusive a secretaria-adjunta de Transportes e Obras.

É comendador pela Ordem do Mérito Capibaribe, da Prefeitura da Cidade do Recife, pela Ordem do Mérito ‘Padre João Ribeiro’, da Prefeitura do Paulista, e Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego, do Clube de Engenharia de Pernambuco.

É inscrito e tem vida ativa em diversas associações e entidades, incluindo a União Brasileira dos Escritores (UBE), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), onde milita na Câmara de Engenharia Civil, Instituto de Estudos Políticos e Sociais da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, Instituto Solidarista de Estudos Políticos e Sociais, onde atua como coordenador de formação política, e Clube de Engenharia de Pernambuco.

Além de engenheiro da EMLURB (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife), Alexandre é editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’, semanário da Rede das Academias de Letras do Nordeste, membro do Conselho de Política Cultural da Cidade do Recife, do Conselho Editorial da Revista Mercado S.A., do Conselho Consultivo da Revista Nova Águia (Lisboa, Portugal) e do Conselho Editorial da Revista Archiépelago (Cidade do México, México).

Como escritor, Alexandre Santos participou de diversas antologias e, entre outros, já publicou os seguintes artigos e livros: A inflação desmistificada; A propriedade dos meios naturais de produção; Os conceitos de economia; Fortalecimento da Economia de Base Local; A inevitável primavera; Teoria do Valor; Economia & Poder; Solidarismo: O Brasil para todos; Subsidiariedade econômica: a opção decisiva; O desenvolvimento integrado dos campos; O fim do ciclo liberal; O direito ao trabalho remunerado; A face oculta do mercado; Curso básico de Matemática Financeira. Curso básico de Administração de Materiais; Manual de administração de pequenas empresas; O moinho (publicado em Cuba, pelo Editorial Arte y Literatura, sob o título ‘El molino’); O ato de produção; O attaché; Bastidores & Camarins; e G’Dausbbah.

Atualmente (junho de 2009), Alexandre Santos é presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, da Academia de Artes e Letras do Nordeste (ALANE) e da União Brasileira de Escritores (UBE-PE), exercendo, ainda, a coordenação do Fórum de Literatura do Recife e da Comissão do Mérito do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Alexandre Santos

Voltar à galeria dos comendadores