Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Hélio Teixeira Coelho

HÉLIO TEIXEIRA COELHO

Nome: Hélio Teixeira Coelho

Situação Profissional: Professor Titular (aposentado), PhD.
Conselheiro Sênior da Universidade Federal de Pernambuco UFPE

FORMAÇÃO ACADÊMICA

• Engenheiro Eletricista, Universidade Federal de Pernambuco, 1964
• Certificado de Física, Universidade Federal de Pernambuco 1964.

Pós-Graduação

• Especialização: Curso de Ciência e Tecnologia Nuclear (CCTN), Universidade de São Paulo e IPEN, 1965.
• Mestrado: (M.Sc.), University of Pennsylvania, Department of Physics, 1967-1968, Tese de Mestrado: “On Coulomb Excitation”.
• Doutorado: (Ph.D.), University of Pennsylvania, Department of Physics, 1968-1971. Tese de Doutorado: “-Particle Model of Light Nuclei”.
• Pós-Doutorado: Universität Frankfurt, Alemanha, 1972-1973.

ÁREAS DE PESQUISA

• Teoria Nuclear; Física de Hádrons; Física Quântica de Poucos Corpos.

BOLSAS DE ESTUDO E PESQUISA

• CAPES, CNEN , CNPq, OEA, Atomic Energy Commission (USA) , entre outras.

ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E PROFISSIONAIS

• Chefe do Departamento de Física/UFPE, Membro do Conselho Universitário da UFPE, Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Física, Secretário Regional da SBPC, implantação do mestrado em tecnologia da energia na Escola Politécnica da UPE, entre outras.

MEMBRO DE SOCIEDADES CIENTÍFICAS

• Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira de Física, Academia Pernambucana de Ciências, entre outras.

CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS

• Mais de cem artigos científicos publicados em periódicos de renome internacional
• Livros e seções em livros sobre Física, Astrofísica e Divulgação Científica
• Organização e participação em vários congressos nacionais e internacionais
• Professor visitante nas universidades de Paris, Bochum (Alemanha), Fukui (Japão), Mc Master (Canadá), Drexel (USA), USP, UFGRS, UFRJ, entre outras.

Clique aqui e cxonheça um pouco da história do Clube de Engenharia de Pernambuco

União Brasileira de Escritores