Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Forte das Cinco Pontas - Recife - 13 a 16 de março 

 
Ernesto Melo e Castro    Aluízio Fagundes  Marc Meyers  Evando Miirra  Sebastião Campello  Melchíades Montenegro Filho  Antonio Nunes  Ney Perracini  Andrea Taubman  Carlos Newton Júnior Hélio Teixeira Coelho  Caio Porto  Alexandre Santos  José Luiz da Mota Menezes
 

Alexandre Santos

Alexandre Santos

Alexandre Santos

Alexandre Santos

ALEXANDRE SANTOS

Nascido e educado em Pernambuco, o engenheiro escritor Alexandre Santos teve formação escolar no antigo Colégio Marista do Recife. Depois de graduar-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cumpriu os cursos de especialização em Transportes Urbanos e Trânsito na Universidade Federal do Ceará (UFCE) e de mestrado em Engenharia da Produção e em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste na UFPE.

Iniciou sua atividade profissional como engenheiro no Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça, tendo, em seguida, se transferido para a prefeitura do Recife, onde exerceu diversos cargos, inclusive o de secretário-adjunto de Transportes e Obras.

Foi agraciado com a inclusão na Ordem do Mérito Literário ‘Jorge de Albuquerque Coelho’, Ordem do Mérito Capibaribe, no grau de Comendador, no quadro de agraciados com a Comenda ‘Padre João Ribeiro’, na Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego, no quadro de Membros Honoráveis do Colégio de Engenharia de Venezuela. Recebeu a Medalha do Sesquicentenário do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco e o Prêmio Vânia Souto Carvalho, instituído pela Academia Pernambucana de Letras para agraciar o melhor romance no concurso nacional de 2006, com o livro 'O moinho'.

Além de engenheiro da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, Alexandre é editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’, membro do Conselho Editorial da Revista Algomais, do Conselho Consultivo da Revista Nova Águia (Lisboa, Portugal) e do Conselho Editorial da Revista Archiépelago (Cidade do México, México). Curador Geral da Festa Literária Internacional do Ipojuca.

Alexandre é presidente de entidades importantes como o Clube de Engenharia de Pernambuco, Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e União Brasileira dos Escritores.

Publicou inúmeros artigos, inclusive: A Inflação Desmistificada; O Fantasma da Dívida; A Propriedade dos Meios Naturais de Produção; Os Conceitos de Economia; Fortalecimento da Economia de Base Local; O pregão e seus reflexos na economia dos estados da federação.

Já publicou os seguintes livros: Os Retirantes; A Inevitável Primavera; Teoria do Valor; Curso Básico de Matemática Financeira; Economia & Poder; Solidarismo: O Brasil para Todos; Curso Básico de Administração de Materiais; Curso Básico de Avaliação Financeira dos Projetos de Investimento; Subsidiariedade Econômica: A Opção Decisiva; Em Debate/; O Elo Fundamental - IIª Parte (O Desenvolvimento Integrado dos Campos); Crise - O fim do ciclo liberal; O Direito ao Trabalho; O Debate Continua; A Administração de Pequenas Empresas em Tempos de Crise; A face oculta do mercado; O Moinho; O Ato de Produção; O Attache; Bastidores & Camarins; G’Dausbbah; Uma abordagem da Economia de Comunhão como estratégia para o desenvolvimento local; Um livro de contos; Maldição e fé; Raízes. No prelo, estão o romance ‘O livro dos livros’ e o livro de contos ‘Dossiê de Gustaff’.

 

 

Clique aqui e cxonheça um pouco da história do Clube de Engenharia de Pernambuco

União Brasileira de Escritores