Congresso Mundial de Engenheiros Escritores

Forte das Cinco Pontas - Recife - 13 a 16 de março

Alexandre Santos

ALEXANDRE SANTOS

Nascido e educado em Pernambuco, o engenheiro escritor Alexandre Santos teve formação escolar no antigo Colégio Marista do Recife. Depois de graduar-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cumpriu os cursos de especialização em Transportes Urbanos e Trânsito na Universidade Federal do Ceará (UFCE) e de mestrado em Engenharia da Produção e em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste na UFPE.

Iniciou sua atividade profissional como engenheiro no Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça, tendo, em seguida, se transferido para a prefeitura do Recife, onde exerceu diversos cargos, inclusive o de secretário-adjunto de Transportes e Obras.

Foi agraciado com a inclusão na Ordem do Mérito Literário ‘Jorge de Albuquerque Coelho’, Ordem do Mérito Capibaribe, no grau de Comendador, no quadro de agraciados com a Comenda ‘Padre João Ribeiro’, na Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego, no quadro de Membros Honoráveis do Colégio de Engenharia de Venezuela. Recebeu a Medalha do Sesquicentenário do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco e o Prêmio Vânia Souto Carvalho, instituído pela Academia Pernambucana de Letras para agraciar o melhor romance no concurso nacional de 2006, com o livro 'O moinho'.

Além de engenheiro da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, Alexandre é editor-geral do informativo ‘A Voz do Escritor’, membro do Conselho Editorial da Revista Algomais, do Conselho Consultivo da Revista Nova Águia (Lisboa, Portugal) e do Conselho Editorial da Revista Archiépelago (Cidade do México, México). Curador Geral da Festa Literária Internacional do Ipojuca.

Alexandre é presidente de entidades importantes como o Clube de Engenharia de Pernambuco, Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e União Brasileira dos Escritores.

Publicou inúmeros artigos, inclusive: A Inflação Desmistificada; O Fantasma da Dívida; A Propriedade dos Meios Naturais de Produção; Os Conceitos de Economia; Fortalecimento da Economia de Base Local; O pregão e seus reflexos na economia dos estados da federação.

Já publicou os seguintes livros: Os Retirantes; A Inevitável Primavera; Teoria do Valor; Curso Básico de Matemática Financeira; Economia & Poder; Solidarismo: O Brasil para Todos; Curso Básico de Administração de Materiais; Curso Básico de Avaliação Financeira dos Projetos de Investimento; Subsidiariedade Econômica: A Opção Decisiva; Em Debate/; O Elo Fundamental - IIª Parte (O Desenvolvimento Integrado dos Campos); Crise - O fim do ciclo liberal; O Direito ao Trabalho; O Debate Continua; A Administração de Pequenas Empresas em Tempos de Crise; A face oculta do mercado; O Moinho; O Ato de Produção; O Attache; Bastidores & Camarins; G’Dausbbah; Uma abordagem da Economia de Comunhão como estratégia para o desenvolvimento local; Um livro de contos; Maldição e fé; Raízes. No prelo, estão o romance ‘O livro dos livros’ e o livro de contos ‘Dossiê de Gustaff’.

Clique aqui e cxonheça um pouco da história do Clube de Engenharia de Pernambuco

União Brasileira de Escritores